top of page

DICAS: CARROS E ALAGAMENTOS NÃO COMBINAM! (CALÇO HIDRÁULICO)

Sabemos, ou quase todos nós sabemos, que carros não são veículo anfíbios, nem barcos e muito menos submarinos. Porem em alguns casos por descuido ou por falta de conhecimento, algumas pessoas topam o desafio de atravessar um alagamento com o seus veículos. E em muitos casos o veiculo acaba ficando parado lá no meio do alagamento. Em muitos veículos na tentativa de melhorar a performance do motor, acabam colocando tubos para a admissão de ar em locais que se possa captar o ar com temperatura mais baixa que embaixo do capô, e geralmente esses locais estão logo atrás da grade frontal ou embaixo do para-choque, locais que quando um carro passa por um alagamento são os primeiros a receber um golpe de água! O motor de ciclo OTTO foi concebido para comprimir uma mistura de oxigênio com um pouco de combustível, porem agua não é compressível e é neste momento que alguma coisa ira quebrar no motor! Segue as fotos de um Honda Fit passou por uma "poça de agua".

Abaixo um Peugeot 206 SW, ele tem a tomada de ar na parte inferior do para-choque local muito propicio para sugar água em um alagamento. No fim este veiculo teve perda total pela seguradora.

Abaixo um VW Fox que passou por um alagamento e entrou água no interior do veículo, mesmo a central do AIR-BAG estando na parte superior do túnel central, ela foi afetada pela umidade. Tentou-se recuperar essa central, mas como ela tem microcontrolador e componentes SMD ela se torna muito suscetível a falhas por não ter verniz de proteção, a solução foi a substituição da central do AIR-BAG.

DICAS E FATOS

  • Se você se deparar com um alagamento, a melhor opção é esperar o alagamento baixar.

  • Ande pela calçada, de ré ou ande na contra mão, uma multa é muito mais barato que reparar um motor ou uma central.

  • Se por acaso o veiculo estava em uma região que alagou, não tente ligar, chame uma plataforma e mande para uma oficina mecânica.

  • Se o veiculo ficou inundado por dentro, providencie o quanto antes  a desmontagem do carpet e a verificação dos módulos de controle.

  • Não espere para secar ao sol ou colocar jornal embaixo dos tapete de borracha, o veiculo deve ter o interior desmontado.

  • Não entre com SUV no alagamento, elas não foram feitas para isso. Acredite, elas são meros carros grandes.

  • Já trabalhamos em SUVs que tiveram calço hidráulico no motor.

  • SUVs tem muitos módulos de controle embaixo dos bancos ou no assoalho, para aproveitarem ao máximo a distancia em relação ao solo.

bottom of page