DICAS: CARROS E ALAGAMENTOS NÃO COMBINAM! (CALÇO HIDRÁULICO)
Sabemos, ou quase todos nós sabemos, que carros não são veículo anfíbios, nem barcos e muito menos submarinos. Porem em alguns casos por descuido ou por falta de conhecimento, algumas pessoas topam o desafio de atravessar um alagamento com o seus veículos. E em muitos casos o veiculo acaba ficando parado lá no meio do alagamento. Em muitos veículos na tentativa de melhorar a performance do motor, acabam colocando tubos para a admissão de ar em locais que se possa captar o ar com temperatura mais baixa que embaixo do capô, e geralmente esses locais estão logo atrás da grade frontal ou embaixo do para-choque, locais que quando um carro passa por um alagamento são os primeiros a receber um golpe de água! O motor de ciclo OTTO foi concebido para comprimir uma mistura de oxigênio com um pouco de combustível, porem agua não é compressível e é neste momento que alguma coisa ira quebrar no motor! Segue as fotos de um Honda Fit passou por uma "poça de agua".
QUEBRA DO BLOCO DO MOTOR
CILINDRO CHEIO DE AGUA
QUEBRA NA LATERAL DO MOTOR
QUEBRA NA LATERAL DO MOTOR
BIELA
CAIXA DO FILTRO DE AR
TOMADA DE AR
FILTRO DE AR ENCHARCADO COM AGUA
PERDA TOTAL
Abaixo um Peugeot 206 SW, ele tem a tomada de ar na parte inferior do para-choque local muito propicio para sugar água em um alagamento. No fim este veiculo teve perda total pela seguradora.
Abaixo um VW Fox que passou por um alagamento e entrou água no interior do veículo, mesmo a central do AIR-BAG estando na parte superior do túnel central, ela foi afetada pela umidade. Tentou-se recuperar essa central, mas como ela tem microcontrolador e componentes SMD ela se torna muito suscetível a falhas por não ter verniz de proteção, a solução foi a substituição da central do AIR-BAG.
CENTRAL NA PARTE INFERIOR DO PAINEL
CENTRAL OXIDADA
CENTRAL OXIDADA
CENTRAL OXIDADA
DICAS E FATOS
-
Se você se deparar com um alagamento, a melhor opção é esperar o alagamento baixar.
-
Ande pela calçada, de ré ou ande na contra mão, uma multa é muito mais barato que reparar um motor ou uma central.
-
Se por acaso o veiculo estava em uma região que alagou, não tente ligar, chame uma plataforma e mande para uma oficina mecânica.
-
Se o veiculo ficou inundado por dentro, providencie o quanto antes a desmontagem do carpet e a verificação dos módulos de controle.
-
Não espere para secar ao sol ou colocar jornal embaixo dos tapete de borracha, o veiculo deve ter o interior desmontado.
-
Não entre com SUV no alagamento, elas não foram feitas para isso. Acredite, elas são meros carros grandes.
-
Já trabalhamos em SUVs que tiveram calço hidráulico no motor.
-
SUVs tem muitos módulos de controle embaixo dos bancos ou no assoalho, para aproveitarem ao máximo a distancia em relação ao solo.