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DICAS: ADITIVOS PARA O SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Tão importante quanto o óleo para a durabilidade do motor, o aditivo de radiador é um componente chave para o perfeito funcionamento do motor, já que ele tem a função de transferir o calor dos cilindros para o radiador e, sucessivamente, para o ambiente. As funções do aditivo são:

  • Evitar a corrosão nos componentes internos do motor e radiadores;

  • Subir a temperatura de ebulição da água;

  • Evitar o congelamento;

  • Evitar a evaporação da água;

  • Manter a válvula termostática e bomba lubrificadas;

  • Proteger as mangueiras e juntas;

  • Manter o PH  neutro dentro do sistema;

  • Evitar cavitação na bomba de água.

Nas imagens acima podemos ver algumas peças metálicas que foram corroídas pela água sem o aditivo. É possível notar  que até a peça de alumínio foi corroída pela a água, isso ocorre porque a água dentro do arrefecimento ficou com PH ácido ou básico e ocorreu o efeito galvânico, que pode remover material das peças de ferro, alumínio e cobre. O material removido fica circulando pelo sistema e pode acabar entupindo as aletas do radiador, causando super aquecimento no motor. O radiador do ar quente também pode ser afetado por esses residuos.

Nas imagens acima é possível visualizar o que ocorre quando se ultrapassa o tempo indicado para substituição do fluído do sistema de arrefecimento. Ele se torna ácido e começa a atacar as mangueiras e peças plásticas. Isto é mais comum em aditivos de baixa qualidade, eles começam a atacar o sistema num espaço de tempo bem mais curto que os de boa qualidade.

As imagens acima são de um Toyota Etios, neste veículo a esposa do proprietário foi convencida pelo frentista no posto de gasolina que era necessário substituir o fluído do radiador, provavelmente aplicaram um produto de baixíssima qualidade, pois o produto criou uma cristalização que impregnou todos os componentes do sistema e acabou entupindo o radiador. Resumindo, o veículo sofreu superaquecimento e foi necessário remover o cabeçote para efetuar os reparos.

Acima algumas imagens de um sistema que utilizou um aditivo de baixa qualidade, geralmente os mais baratos vem apenas com bastante corante e não tem o mono-etileno glicol em sua composição, que é a substância responsável por proteger o sistema e manter o bom funcionamento.

DICAS E FATOS

  • O aditivo de arrefecimento deve ser substituído uma vez ao ano ou a cada 30.000km.

  • Aditivo vencido é tão prejudicial quanto água pura no sistema de arrefecimento.

  • O sistema de arrefecimento é composto por muitos componentes, é muito mais barato manter a manutenção em dia.

  • Utilizando aditivo concentrado, basta apenas completar com água pura quando necessário.

  • Cuidado com o que lhe oferecem em postos, esses produtos visam apenas lucratividade para o posto, eles não cumprem as funções básicas do aditivo de sistema de arrefecimento.

  • Caso o frentista alegue que o produto resolve algum problema, diga apenas para colocar água e encaminhe o seu veículo para o seu mecânico de confiança.

  • Lembre-se que qualquer falha neste sistema, pode vir a superaquecer o motor e causar trincas e empenamentos no cabeçote.

  • Não adianta colocar aditivo em um sistema corrosivo, certamente ele irá limpar o sistema e, com isso, vários pontos de vazamentos surgirão. Primeiramente deve-se efetuar os reparos necessários.

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