top of page

DICAS: COMO RODAR COM MAIS EFICIÊNCIA E  CONSUMIR MENOS COMBUSTÍVEL

Não importa se o carro que você está dirigindo é novo ou antigo, grande ou pequeno. Há medidas de manutenção preventiva que todo proprietário de veículo pode tomar para garantir que seu carro seja o mais “verde” ou ambientalmente correto.
Seguindo algumas etapas simples de manutenção preventiva, você pode ajudar a proteger o meio ambiente melhorando o consumo de combustível, que, por sua vez, economiza dinheiro na bomba do posto de gasolina.

 

Mantenha seu carro devidamente regulado para ter um ótimo desempenho

 Um veículo com a regulagem de motor em dia pode melhorar sua eficiência, reduzir as emissões e economizar seu dinheiro. A regulagem de motor em dia ajuda a queimar menos combustível, a poluir menos e a evitar problemas no carro. Isso inclui a verificação das velas de ignição, a substituição dos filtros de combustível e ar, a substituição do sistema de ignição e/ou das peças do sistema de emissão, se necessário, e a garantia de que o sistema de controle do motor esteja funcionando corretamente.

Melhore o consumo de combustível em 4% em um motor regulado e em até 40% ao consertar um problema sério de manutenção, como um sensor de oxigênio defeituoso. As velas de ignição gastas ou sujas podem fazer com que o motor perca potência ou tenha falha de cilindro e desperdice combustível.

 

Dirija de forma inteligente

A forma como você dirige tem muito a ver com a economia de combustível. Evite arranques e frenagens bruscas e não ultrapasse o limite de velocidade. Minimize os quilômetros desnecessários combinando vários destinos em uma viagem só. Dirija com cuidado e use os aplicativos de navegação para obter os menores trajetos e evitar congestionamentos, assim reduzindo o tempo parado em congestionamentos. Outras diretrizes a seguir incluem:

 

  • Quando possível, use piloto automático do seu veículo, pelo computador de bordo é possível ver em alguns quilômetros a diferença no consumo instantâneo e médio. Em alguns veículos existe uma estratégia de corte de alguns cilindros, o que aumenta consideravelmente a economia de combustível.

  • Use seu ar condicionado somente quando necessário. Estacionar na sombra e usar uma sombra de para-brisa reflexiva pode ajudar seu carro a ficar mais frio quando estacionado, o que significa que leve menos tempo para esfriar quando você voltar.

  • Aceleração e condução agressiva: a maioria dos carros perde eficiência de combustível acima de 80 km/h.

  • A condução agressiva (aceleração, aceleração brusca e frenagem) também pode reduzir o consumo de combustível 33% na estrada e 5% nas ruas da cidade.

Alivie a carga

Não deixe objetos pesados no porta malas do carro, com exceção de itens de emergência, como um estepe e um kit de primeiros socorros. Itens extras pesam o veículo e causam um aumento no consumo de combustível.

Verifique e substitua regularmente filtros de ar sujos

Um filtro de ar saturado com sujeira, poeira e insetos sufoca a admissão e cria uma mistura “rica” que faz com que o motor perca energia. A substituição de um filtro de ar obstruído melhorará o desempenho e a aceleração do seu carro, mas não a economia de combustível. O filtro de ar deve ser inspecionado anualmente e substituído quando visivelmente sujo e cheio de poeira, rasgado, encharcado de água ou óleo.

Tenha velas de ignição verificadas e substituídas, se necessário.

Um veículo pode ter quatro, seis ou oito velas de ignição que disparam até três milhões de vezes a cada 1600 quilômetros. Isso resulta em erosão térmica, elétrica e química. Uma vela de ignição suja também causa falha de ignição, o que desperdiça combustível.

Cuidado com o sistema de arrefecimento

Uma válvula termostática que permite o motor trabalhar frio reduz a eficiência de combustível de um carro em até 1 km/l. O sistema de arrefecimento é concebido para trabalhar acima da temperatura de ebulição da água, aumentando a eficiência do sistema e reduzindo as emissões.

Verifique a pressão dos pneus

 A pressão adequada dos pneus pode melhorar o consumo de combustível em 3,3%.

A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos mensalmente, incluindo o estepe. Pneus que não são inflados adequadamente adicionam resistência ao rolamento, o que faz com que o motor trabalhe mais para mover o veículo. Lembre-se que os pneus podem perder pressão devido a mudanças sazonais de temperatura. De acordo com a Associação do Fabricante de Borracha, um pneu pode perder até a metade de sua pressão de inflação e não parecer estar murcho. A pressão ideal dos pneus para o seu veículo está listada no manual do proprietário ou na parede lateral da porta do carro.

Tampa do abastecimento de gasolina

Uma tampa de gasolina solta, rachada ou danificada permite que o gás escape do seu tanque como vapor, gastando combustível e aumentando as emissões do veículo. Também está desperdiçando seu dinheiro!

Completar o tanque

Quando encher o tanque do seu carro, avise o frentista para parar de encher o tanque assim que desarmar o bico e ver que já foi abastecido uma quantidade considerável de combustível que seja compatível com o tamanho do tanque. Encher o tanque até a “boca” pode liberar vapores nocivos para o meio ambiente e desperdiçar dinheiro em forma de vapor.  Lembre-se, seu tanque precisa de algum espaço extra para permitir que a gasolina se expanda e, nesta parte superior, existem tomadas para estes gases que serão armazenados no "canister" (ou filtro ativado), e ele não foi desenvolvido para receber combustível na forma liquida.

Manutenção e uso do A/C  

O sistema A/C deve ser inspecionado anualmente, durante o qual um técnico verifica as pressões para testar a operação, a carga de refrigerante e as temperaturas de saída. Sistema com pouco ou muito gás tem a tendência a consumir mais combustível.

Sistema de injeção de combustível

Ao manter adequadamente o sistema de combustível do seu veículo, como usar combustível de qualidade (Aditivada ou Premium), substituir o filtro de combustível a cada regulagem de motor e manter os bicos injetores limpos. Você não terá apenas um carro mais eficiente, você economizará dinheiro.

Sistemas de emissão

Os sistemas de emissão controlam as emissões, os gases de escape e os poluentes de um veículo usando uma série de sensores, controles computadorizados do motor e componentes do escapamento. Os sistemas de emissão reduzem substancialmente os gases nocivos, como o monóxido de carbono (CO), os hidrocarbonetos não queimados (HC) e os óxidos de nitrogênio (NOx), e evitam que os vapores nocivos da gasolina escapem no tanque de combustível. O sistema de emissão do seu carro mantém o motor funcionando de maneira limpa e eficiente em todos os tipos de condições de operação, e mantê-lo em boas condições de funcionamento pode economizar dinheiro e proteger o meio ambiente. Consertar um sensor de oxigênio defeituoso pode melhorar o consumo de combustível em 40%!

Texto extraído e adaptado do site www.carcare.org

bottom of page