top of page

DICAS: TIPOS DE LIMPEZAS DE BICOS INJETORES

Aditivo no tanque de combustível:

Esses são aditivos vendidos normalmente em postos de gasolina e supermercados. Que são aplicados no tanque de junto com o combustível.

 

Vantagens: Relativamente barato e qualquer pessoa pode aplicar no veiculo.

 

Desvantagens: Possíveis danos a os injetores, anéis dos injetores, sensor lambda e catalisadores devido a aos produtos químicos agressivos para a remoção do carvão nos bicos. Alguns fabricantes de veículos não recomendam o seu uso, verifique no manual do proprietário do seu veiculo.

 

  • Não é possível identificar problemas nos injetores, como vazamento, pulverização ineficiente ou quaisquer outros problemas, já que os bicos não são removidos para a limpeza correta.

  • Sem teste na bancada, não há como saber a eficiência da pulverização do bico injetor e se o mesmo esta realmente funcionando.

Limpeza através da linha de combustível:

Este método é geralmente usado por centros automotivos e autorizadas, já que reduzem custos de mão de obra e tem uma melhor eficiência em relação aos aditivo para tanque de combustível. Ele é conectados a linha de combustível e sua ação é com o motor em funcionamento.

 

Vantagens: Mais rápido que o método de aditivo no tanque,e consegue limpar o topo das válvulas de admissão.

 

Desvantagens: Os danos são os mesmos que o do método anterior, porem o risco é bem maior já que a concentração do produto é muito elevada. Esse método pode desalojar partículas abaixo do filtro, que podem vir a trancar aberto ou fechado os injetores.

 

  • Não é possível identificar problemas nos injetores, como vazamento, pulverização ineficiente ou quaisquer outros problemas, já que os bicos não são removidos para a limpeza correta.

  • Sem teste na bancada, não há como saber a eficiência da pulverização do bico injetor e se o mesmo esta realmente funcionando.

Limpeza profissional com ultrassom:

Neste caso os bicos são removidos do veiculo e colocados em um ultrassom aquecido a 80º c com liquido passante,  (para reproduzir a forma de trabalho), após o período de limpeza eles são colocados para teste, caso o teste de negativo, eles retornam para outra limpeza. Este ciclo se repete até se obter uma pulverização perfeita.

 

Vantagens: Em cada bico é feito o teste de resistência do enrolamento, vazamento, forma da pulverização e volume injetado. Eles são testados lado a lado para que se possa efetuar uma comparação de rendimento de cada injetor

 

São trocados os anéis de vedação e quando necessário os filtros também.

 

  • Não afetam outros componentes do motor e injeção eletrônica.

  • Garantia de eficiência máxima do injetor, já que eles voltam a ter o funcionamento igual ao novo.

bottom of page