top of page

REPARANDO CARROS HÁ MAIS DE 25 ANOS!

A Sauberluft é uma empresa familiar fundada no ano de 1992 por Ademir Arend. A paixão do Sr. Ademir pela mecânica automotiva vem desde a sua infância quando já ajudava na manutenção dos caminhões e caminhonetes da família em Nova Petrópolis. Ao mudar-se para Porto Alegre, começou a trabalhar como mecânico automotivo e, durante os anos 80 e 90, era assíduo frequentador dos cursos de mecânica automotiva ministrados pelo SENAI/RS  e pelas principais marcas fornecedoras de peças do país. Durante esse tempo, começou a ter contato com uma nova tecnologia que chegava ao mercado brasileiro, a Injeção Eletrônica trazida pela BOSCH, aplicada no VW Gol GTI. Foi neste momento que vislumbrou uma oportunidade de abrir a sua própria oficina, pois a introdução da injeção eletrônica seria um divisor de águas para as oficinas mecânicas, ou seja, quem estivesse preparado para a nova tecnologia continuaria no mercado e; quem duvidava dela, logo veria o seu negócio extinguir-se aos poucos.

Nessas quase três décadas de atividades atuamos em uma vasta área no ramo automotivo. Primeiramente, começamos trabalhando para clientes pessoas físicas; após, por algum tempo, em veículos de malote de grandes empresas brasileiras do seguimento de bebidas, da aviação, da tecnologia e de bancos. Porém, após algum tempo retornamos para o serviço de clientes pessoas físicas. Durante o período em que trabalhamos nos veículos de malote, adquirimos vasta experiência sobre a manutenção preventiva, visto que carros de malote não podiam ficar parados por problemas mecânicos dado a sua importância para o funcionamento de bancos e empresas.

 

Nessa época, os carros de malote estavam em contestante manutenção, diferentemente da maioria dos carros particulares que, até então, os proprietários não tinham a cultura da manutenção preventiva em seus veículos próprios, apenas era feita a manutenção corretiva quando o veículo já apresentava algum problema. Os proprietários, ao invés de fazerem a manutenção preventiva, acabavam por pagar um serviço mais oneroso e mesmo assim seus veículos continuavam não sendo confiáveis.

 

Com isso se enxergou um novo nicho de mercado que estava se estabelecendo nos anos 90: a manutenção preventiva para veículos usados. Até então, culturalmente, os proprietários somente se preocupavam com a manutenção de carros novos por causa da garantia. Hoje em dia, já se considera a manutenção preventiva algo essencial para manter a integridade do veículo, a segurança e uma forma de reduzir os efeitos da depreciação do bem.

 

Outro ponto importante na nossa política é estarmos sempre atentos às novas tecnologias, bem como nos mantermos atualizados em relação aos materiais técnicos, ferramentas e equipamentos de diagnósticos. Hoje em dia contamos com as mesmas ferramentas e equipamentos de diagnósticos das oficinas nos mercados Norte Americano e Europeu.

Anos 90
Varig e Parks
Frota antarctica
Varig, Bradesco e Antarctica
2001
bottom of page