top of page

DICAS: PEÇAS FALSIFICADAS E CHINESAS

Quando se trata de peças automotivas, as falsificações tornaram-se um grande problema na ultima década para o setor automotivo. As peças piratas são fabricadas, embaladas e representadas com o intuito de enganar o público.  Os falsificadores produzem peças exatamente idênticas em formato e acabamento, porem elas não atingem as especificações mínimas de qualidade, pois elas não são fabricadas considerando as especificações do projeto, tais como:  matérias primas, tolerâncias dimensionais, tratamentos térmicos e processos de fabricação. O único parâmetro que interessa para essas pessoas é o lucro. Além disso, a maioria dos falsificadores utilizam marcas comerciais sem permissão para o uso.

As peças chinesas passam por todos os problemas relatados anteriormente, porem não utilizam embalagens de marcas conhecidas como no caso das peças piratas. Mas geralmente são as mesmas peças! Existe uma enxurrada de peças e kit vendidos na internet e por autopeças de carros importados com preço às vezes 80% menor que as peças originais. Muitas empresas que se dizem "indústrias", apenas tem escritório aqui no Brasil, e geralmente eles compram containers inteiros com produtos fabricados na China, estes produtos vêm prontos e embalados (com a arte final que o cliente quiser) em caixas prontas para comercialização em lojas. O mais engraçado é que normalmente essas "indústrias" se batizam com nomes pomposos que fazem alusão a produtos de alta qualidade, tecnologia, confiança e em alguns casos utilizam nomes de produtos muito conhecidos e de confiança de outras marcas clássicas no mercado. Alguns dos nomes mais citados nessas peças geralmente são "Germany" ou "Japan", fazendo alusão à Alemanha e Japão, que são conhecidos pelo seu alto nível de qualidade. Outro artifício que eles utilizam, é esconder o país de origem do produto, para esconder que o produto é Chinês, utilizam a sigla "RPC", que significa Republica Popular da China.

Por que você deveria se importar?

Mesmo que as peças falsificadas e chinesas possam ser mais baratas, elas podem custar-lhe muito mais em longo prazo, e não estamos falando apenas de dinheiro. Peças falsificadas e chinesas não costumam durar tanto tempo e nem funcionar como as peças originais e de primeira linha, tornando-se necessário substituí-las com mais frequência, o que acaba custando-lhe mais dinheiro. Além disso, considerando que essas partes normalmente não são construídas com as especificações do seu carro, elas podem levar a outros problemas mecânicos e avarias do sistema. Pior ainda, essas peças podem causar grandes problemas de segurança para você e sua família!

E já que estamos em um tempo de muita consciência política, e diariamente vivemos as mazelas da nossa economia que nunca traz sinais de estabilização, deveríamos deixar de lado um pouco essa coisa do jeitinho brasileiro de que qualquer coisa serve desde que funcione, e agirmos como responsáveis pela situação de nosso país. Deveríamos ter a moral e a ética  de comprar produtos da nossa indústria (quando existente no nosso mercado e fabricado com qualidade) e parar de pensar apenas no curto espaço de tempo motivados pelo valor financeiro, algo que é muito comum quando as pessoas vão comprar um produto falsificado ou de origem chinesa. Devemos lembrar que um país para ser uma economia forte tem que ter e criar muitas indústrias para da emprego a população, algo que aqui no Brasil, vemos andar na contra mão. Pois hoje em dia vemos grandes empresas mandarem as suas linhas de produção para o outro lado do mundo, já que se tornou uma guerra "quase" perdida competir contra produtos vindos de um pais que age de forma desonesta com a economia mundial.

DICAS E FATOS

  • Peças originais são comercializadas na rede autorizada de cada montadoras.

  • Peças de primeira linha se encontram apenas nos distribuidores dos fabricantes de peças, só podem comprar nestes distribuidores as oficinas mecânicas e autopeças!

  • Um mercado competitivo impulsiona a variação de preço entre os fabricantes de renome, no entanto, grandes diferenças de preço devem ser suspeitas, pois a peça deve ser falsificada ou oriunda de roubo de carga.

  • Lembre-se que os falsificadores tornaram-se muito sofisticados como a tecnologia, melhorando cada vez mais a aparência dos produtos falsificados, uma inspeção visual do produto pode não ser suficiente para distinguir as peças genuínas das falsas.

bottom of page