

DICAS: O QUE ACONTECE QUANDO NÃO SE RESPEITA O INTERVALO DA TROCA DE ÓLEO DO MOTOR!

CAPA INFERIOR DO VIRABREQUIM E BIELAS

CAPA DO VIRABREQUIM E BIELAS

CAPA DOS COMANDOS

REMOÇÃO MECÂNICA DA BORRA

JUNTA DA TAMPA DO COMANDO DE VÁLVULAS

TAMPA DO COMANDO DE VÁLVULAS

JUNTA DA TAMPA DO COMANDO DE VÁLVULAS

VIRABREQUIM, BIELAS E MANCAIS

VIRABREQUIM, BIELAS E MANCAIS

VIRABREQUIM, BIELA E MANCAIS

MOTOR APÓS LIMPEZA MECÂNICA E QUIMICA

MOTOR APÓS LIMPEZA MECÂNICA E QUIMICA

CAMPO MAGNÉTICO DO SENSOR DE FASE ATRAINDO PARTÍCULAS METÁLICAS

CAMPO MAGNÉTICO DO SENSOR DE FASE ATRAINDO PARTÍCULAS METÁLICAS

PARTÍCULAS METÁLICAS NO FUNDO DO CARTER

PARTÍCULAS METÁLICAS NO FUNDO DO CARTER

PARTÍCULAS METÁLICAS NO FUNDO DO CARTER

BORRA NA PARTE SUPERIOR DO MOTOR

FILTRO SEPARADOR SATURADO (ÓLEO MISTURADO COM UMIDADE)

FILTRO SEPARADOR SATURADO (ÓLEO MISTURADO COM UMIDADE)

PESCADOR ENTUPIDO

PESCADOR ENTUPIDO

CARTER

CARTER

BORRA NA TAMPA

BORRA NA TAMPA

BORRA NA TAMPA

VIRABREQUIM FUNDIDO

CARTER

VIRABREQUIM FUNDIDO


VIRABREQUIM FUNDIDO

VIRABREQUIM FUNDIDO

VIRABREQUIM FUNDIDO
Componente essencial para o funcionamento do motor, o óleo lubrificante deve ser cuidado com muita propriedade, sempre utilizando lubrificantes com a viscosidade e classificação definidas pelo fabricante do veículo e principalmente respeitando os intervalos de troca, seja pelo tempo ou pela quilometragem. Enfim o cuidado que você tiver irá refletir significantemente na durabilidade do motor. Além dos cuidado com a troca, deve-se cuidar de forma periódica o nível do óleo do motor, pois mesmo que o motor não tenha vazamentos e não tenha fumaça de queima de óleo na descarga do motor, parte do óleo é queimada a cada ciclo que o pistão sobe e desce, pois uma das funções do óleo é cria uma película lubrificante na parede do cilindro a fim de reduzir o atrito e consequentemente reduzindo o desgaste e a temperatura interna do motor. Existem alguns produtos que auxiliam na lubrificação dos motores, conhecidos como condicionadores de metais, estes podem e devem ser utilizados para aumentar os benefícios dos lubrificantes. Existe também uma outra gama de produtos chamados de Flush, que servem para limpar internamente o motor, mas estes devem ser evitados, pois quando se cuida a troca de óleo do motor não existe sujeira interna no motor para ser limpo. E se o motor tiver sujeira interna como as imagens a seguir, com certeza será maléfico, pois não tem poder de diluir essa borra no óleo e provavelmente ira soltar pedaços que irão entupir o pescador de óleo e assim fundindo os componentes internos do motor, em alguns casos pode se reparar o motor em outros será necessária a trocar por um motor novo.
O caso acima é de um Citroen C4 em que o cliente negligencio a troca de óleo, ele veio a oficina porque a luz do óleo estava acessa, e o motivo disto era baixa pressão de óleo. Essa borra de óleo se acumula dentro de todos os componentes do motor: galerias de lubrificação, variadores dos comandos de válvulas, válvulas de respiro e pescadores da bomba de óleo. É notável que a borra é bastante pastosa (quase um piche de asfalto) e só é possível remove-la através de remoção mecânica. Se fosse utilizado um "Flush" neste motor certamente parte dessa borra iria descer ate o cárter e com certeza iria entupir o pescador de óleo causado falta de lubrificação e assim fundindo o motor. Nas 2 ultimas imagens, é possível se observar o motor limpo após a remoção da borra e então é o momento correto para utilizar o "Flush" para finalizar o serviço.
O caso abaixo é de um VW Gol que além da borra de óleo também estava com o nível de óleo muito baixo, causando queda na pressão da linha de óleo e por consequência desgastou os mancais, comando de válvula, virabrequim e pistões. Neste casso foi necessário substituir o motor por um novo.
OBSERVAÇÃO: Aquela "gosma"amarela na caixa do filtro de ar é o resultado da mistura de óleo e água, todos os motores de combustão interna geram vapor de água como resultado da queima estequiométrica dos combustíveis, ele é o mesmo vapor que sai da surdina que vemos em dias mais frios. Quando o motor atinge a temperatura de trabalho, esse vapor é automaticamente consumido pela admissão do motor e entra junto na combustão, mas em casos que a pessoa utiliza o veículo para se deslocar por distancias curtas, menores que 3 quilômetros, o motor nunca atinge a temperatura de trabalho e cria condições propicias para acumular água dentro do motor, assim iniciando o processo de formação de borra.
Da mesma forma que veículos de uso severo devem antecipar a sua troca de óleo, os que andam trajetos curtos também devem antecipar a troca do óleo e filtro!

COMANDO QUEBROU POR FALTA DE LUBRIFICAÇÃO

COMANDO QUEBROU POR FALTA DE LUBRIFICAÇÃO

COMANDO QUEBROU POR FALTA DE LUBRIFICAÇÃO

COMANDO QUEBROU POR FALTA DE LUBRIFICAÇÃO

COMANDO DE VÁLVULAS

COMANDO QUEBRADO
Nas imagens acima um caso de um mazda V6, em que o pescador da bomba de óleo foi completamente obstruído pela borra de óleo
Acima um caso de um Fiat Palio que rodou sem óleo de motor, com a falta do lubrificante o virabrequim fundiu nas bronzinas das bielas, transpassando material de um para o outro. É possível constatar a falta de cuidado com o óleo do motor, pois também tinha borra na parte superior do motor. Isso demonstra que a falta de cuidado já vinha algum tempo!
Acima um VW Fox em que acorreu um entupimento da linha de lubrificação do comando de válvulas, não ligou a luz da pressão do óleo e o cliente só parou quando quebrou o comando. Neste caso faltou lubrificação nos mancais do comando causando superaquecimento e fundindo os materiais. Neste caso o cliente percebeu vários sintomas que precederam essa quebra, entre eles: perda de potencia, vibração do motor, cheiro e ruídos de batida de tucho, mas mesmo assim continuou a rodar com o veículo. Resumo da história: foi necessário substituir o motor.

COMANDO DE VALVULAS

COMANDO DE VALVULAS

MANDO DE VALVULAS

TAMPA DOS COMANDOS DE VALVULAS

TAMPA DOS COMANDOS DE VÁLVULAS

MOTOR LIMPO

MOTOR LIMPO
Acima um caso corriqueiro , já trabalhamos em outros veículos deste mesmo modelo e com o mesmo problema, um Mercedes-Benz CLC200 kompressor em que vinha fazendo a manutenção na rede autorizada até chegar a nós, o carro tem algo em torno 100.000Km e o motor estava cheio de borra na parte interior, mesmo seguindo os intervalos de troca, viscosidade e classificação do óleo. O que ocorre em muitos casos é que o veiculo foi projetado para um tipo de combustível que não existe aqui Brasil, são lançados sem modificarem alguns componentes como o respiro do bloco que é essencial para evitar a formação de borra, e geralmente usam óleos lubrificantes importados, pois existem contratos de homologação entre as montadoras e fabricantes de óleo , fazendo com que as autorizadas utilizem com exclusividade apenas lubrificantes de só um fabricante. Isto não é necessário, pois as mesmas viscosidades e classificações de óleo são fabricadas por empresas brasileiras, que na constituição do lubrificante já colocam aditivos para reduzir a formação de borra, devido ao nosso combustível.

MOTOR LIMPO

MOTOR LIMPO

MOTOR LIMPO

Título 6
Por ultimo como aparenta um motor que recebe cuidados referente a troca de óleo do motor, Ford Ka com 70.000km. Substituindo o óleo dentro do intervalo correto e utilizando lubrificantes de qualidade e que atinjam as especificações do fabricante, os motores modernos são projetados para rodar mais de 400.000km para que necessitem serem retificados ou substituídos.
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Seguir as indicações de intervalo de troca do óleo indicadas pelos fabricantes, pelo tempo ou pela quilometragem o que vencer primeiro.
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Pela experiência de anos podemos dizer que os óleos sintéticos e semi sintéticos podem serem substituídos a cada 10.000Km ou 1 vez ao ano, ou seja o que vencer primeiro.
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Usar lubrificantes com viscosidade e classificação indicadas pelo fabricante.
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A viscosidade hoje em dia faz diferença na performance e economia de combustível do motor.
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Substituir junto o filtro de óleo e o anel do bujão.
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Viscosidade deverá ser sempre a indicada, e de preferência usar classificação indicada ou superior.
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Verificar o nível do óleo num intervalo baseado no consumo de óleo. (Ex. a cada 15 dias)
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Verificar o nível do óleo, com o carro em um piso plano.
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Sempre que for viajar, verificar o nível do óleo.
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Pode se completar o nível do óleo para manter o nível sempre da metade para cima na vareta.
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Consumir até 1 litro de óleo a cada 1000km esta dentro da normalidade, caso o consumo seja maior devera ser investigado.
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A faixa de nível mínimo e máximo na vareta geralmente equivale a 1 litro.
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Algumas varetas são ruins de fazer a leitura até para os profissionais mais experientes, por garantia efetue 3 leituras!
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Para efetuar a leitura da vareta, leia o manual do proprietário.
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É normal o óleo escurecer com o uso, ele esta absorvendo a sujeira da combustão, então a cor do óleo não é indicativo para substituição!
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Se a luz da pressão do óleo ascender deve-se parar imediatamente o veículo e encaminhar ele de plataforma para uma oficina mecânica.